SINDESC – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Curitiba e Região, através de sua diretoria manifesta o total repúdio as nomeações realizadas pelo atual Governador do Estado do Paraná, o Sr. Ratinho Júnior, para composição da Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, conforme do Decreto Nº 129 publicado em 12/01/2023.
A Secretaria será ocupada por membros majoritariamente homens nos cargos de chefia, o que demonstra a total falta de compromisso do Governo Estadual sobre temas tão caros a sociedade paranaense, pois, novamente deixará nas mãos de homens o poder para elaborações de políticas públicas destinadas as mulheres paranaenses.
Além disso, o ato de nomeação demonstra que a pasta será composta por maioria de pessoas brancas, ignorando a diversidade racial que compõe o povo paranaense.
A nomeação de homens brancos pelo Governo Estadual, em uma pasta voltada as mulheres e a igualdade racial, escancara a face do racismo e do machismo estrutural enraizado na sociedade paranaense, onde a violência contra esse grupo estampam diariamente as matérias jornalísticas publicadas pelo Paraná.
Logo, enxergamos com preocupação as escolhas feitas pelo Sr. Ratinho Júnior para a pasta em questão, pois ilustram quais serão as prioridades durante o mandato em vigor, onde reinará a entrega desenfreada do patrimônio paranaense aos interesses do capital financeiro, bem como a manutenção da violência contra mulheres e a invisibilidade de cidadãos paranaenses que sofrem diariamente com o racismo e discriminações religiosas.
Nesse sentido, repudiamos as nomeações feitas pelo Governador Ratinho Júnior e aguardamos que sejam realizadas novas indicações que representem melhor a população do estado.
DIREÇÃO SINDESC
Comentarios