top of page
  • Foto do escritorAlex Teleginski

SINDESC homenageia enfermagem

Área de extrema importância para a sociedade tem semana de comemoração no mês de maio


É com alegria, portanto, que o SINDESC homenageia a estes profissionais, além de agradecer e reconhecer publicamente pelo trabalho que realizam com tão grande dedicação, em todas as instituições de saúde e de ensino.


Dia 12 de maio é comemorado mundialmente o dia do enfermeiro. No Brasil desde 1960, instituída pelo presidente da época Juscelino Kubistschek, de 12 a 20 de maio é comemorada a semana da enfermagem. Estas são datas relacionadas a duas grandes personalidades da área. No dia 12 de 1920 nasceu a inglesa Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna.  No dia 20 de maio de 1880 faleceu Ana Néri, a primeira enfermeira brasileira, voluntária de guerra.


Várias são as personalidades que são possíveis de notar no dia-a-dia dentro dos estabelecimentos de saúde, pessoas determinadas a vencer e sempre fazer o bem ao próximo, este é o perfil de um enfermeiro (a). Trabalhar com devoção e amor fazendo do sucesso na recuperação de um paciente sua fonte de energia para seguir em frente, abrindo mão muitas vezes de sua família, fazendo dupla jornada para cuidar da família de outros, desconhecidos que vão e vem diariamente nos hospitais e que muitas vezes não percebem a importância destes profissionais tão valiosos.


O sindicado presta sua singela homenagem à todos da área da saúde pelo seu papel importante perante a sociedade. O SINDESC ainda luta com a classe, pela jornada de 30h semanais que seria o ideal por se tratar de um trabalho árduo e de muitos riscos para a própria saúde, um mérito de sua competente atividade profissional. Porém vem mantendo a carga de 36h semanais, uma das conquistas mais importantes da categoria representada pelo SINDESC. O sindicato continua na luta para melhorar as condições de trabalho, e se empenha na defesa dos profissionais.


Não importa a classe social, certamente já passou pelas mãos de um enfermeiro, pode ter sido na hora do nascimento, na infância, na vida adulta, na velhice até o último suspiro. São a estes profissionais, enfermeiros e enfermeiras a quem se é dedicado a cada ano uma semana de reconhecimento e agradecimento pela dedicação que se é dada aos seus pacientes.


O SINDESC deseja a todos união e força para participar das lutas em defesa da classe e rumo a vitória pela valorização da profissão que salva e cuida de vidas.

 

A importância de se unir com o seu sindicato SINDESC

Dentro de um ambiente hospitalar, todos os profissionais são de fundamental importância na recuperação de cada paciente, o sistema só funciona se houver um trabalho em equipe, cada um em sua função, da sua maneira, porém unidos com um único propósito, o de prestar serviço da melhor forma possível.

Quando temos a colaboração de toda a equipe unida com o mesmo propósito de luta, a vitória é certa e mais vantajosa à classe trabalhadora.

 

·         Principais direitos:

Hoje, o SINDESC mantém em sua Convenção Coletiva de Trabalho, a jornada de 36h semanais, fruto de uma greve realizada no fim da década de 80 na qual todos os trabalhadores unidos com um único objetivo conquistaram tal benefício, enquanto o país lutava para a redução da jornada de 48h para 44h semanais. Ainda sendo uma das poucas regiões do País que mantém a jornada de 36h semanais para a enfermagem, direito garantido na CCT desde final da década de 80 até os dias de hoje. Temos também garantidos:

·         Hora extra da 36ªh a 44ªh com adicional de 50% e acima da 44ªh semanal adicional de 100%;

·         Adicional de insalubridade com base do cálculo acima do salário mínimo nacional vigente;

·         Estabilidade pré-aposentadoria;

·         Até quatro dias a mais nas férias para quem faz escala 12/36;

·         Garantia de estabilidade 60 dias após retorno licença maternidade

·         Entre outros direitos não previstos em Lei mas garantidos por luta através da CCT da categoria.

 

·         O SINDESC para a categoria

Além de todas as lutas que o sindicato mantém em defesa da categoria da saúde, lutamos no combate ao assedio moral que geram dificuldades psicológicas que estes profissionais enfrentam em sua rotina.


Todos os filiados acometidos por assédio moral, sexual, discriminação, preconceito, seja decorrente do trabalho ou não, poderá buscar ajuda no sindicato que o conduzirá para um profissional que o ajudará nos encaminhamentos e no apoio psicológico.

O SINDESC realiza inúmeros atendimentos aos trabalhadores diariamente pessoalmente na sede do sindicato. Vários deles trazendo denúncias sobre irregularidades no ambiente de trabalho, assédio moral e outros, na qual faz os encaminhamentos necessários para a solução do problema, seja de forma judicial ou administrativa.


Visto que o assédio moral dentro dos hospitais é frequente, o sindicato teve a iniciativa de contribuir para o combate a este ato prestando além do atendimento jurídico, o auxílio psicológico aos assediados. Além disso, o SINDESC realiza também palestras e orientações sobre o tema, objetivando a prevenção e combate ao assédio.




148 visualizações0 comentário

Kommentare


Die Kommentarfunktion wurde abgeschaltet.
bottom of page