top of page

1º de maio internacional reunirá lideranças do Cone Sul em Foz do Iguaçu

  • Foto do escritor: Alex Teleginski
    Alex Teleginski
  • 1 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura



A CUT Paraná, em parceria com entidades sindicais do Brasil e dos demais países do Cone Sul, promove neste 1º de maio uma atividade internacional em Foz do Iguaçu. A manifestação acontecerá na região da tríplice fronteira para reforçar a importância da unidade das trabalhadoras e dos trabalhadores de toda a região. A concentração é a partir das 10h no Campus Jardim Universitário da Unila, na Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000.


“Delegações de diversas regiões do Paraná, do Brasil e dos países do Cone Sul somarão conosco em Foz do Iguaçu. Faremos um grande 1º de maio, mostrando a união e a integração dos povos latinos. Temos problemas semelhantes tanto do ponto de vista dos retrocessos de direito como das ameaças neofascistas que o período nos impõem. Precisamos e vamos dialogar para encontrar saídas à esquerda e que nos fortaleçam”, aponta o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.


No dia seguinte, sexta-feira (02), as mesmas entidades provem o II Seminário Internacional sobre a Situação da Classe Trabalhadora na América Latina. “Queremos reunir intelectuais, lideranças e trabalhadores para avançar ainda mais em debates propositivos sobre como nossa luta pode ser decisiva para superarmos este momento de retrocessos sociais e democráticos”, completou Kieller.


Entre os nomes já confirmados está o do desembargador do trabalho, Célio Horst Waldraff, o diretor do Escritório da OIT para o Brasil, Vinícius Pinheiro, o vice-reitor da Unila, Rodne de Oliveira Lima, o secretário-geral da CUT Brasil, Renato Zulato e o representante da UniAméricas, Marcio Monzanes.


Segundo Kieller, ambos os eventos são resultado da soma de esforços de diversas entidades, tanto da área acadêmica, como é o caso da Unila, mas também de representação de trabalhadores e trabalhadoras de diversos países da região. “Estamos reforçando o convite para nossas entidades e também para toda a população: participem deste grande ato e vamos somar reiterar a nossa unidade em defesa da classe trabalhadora”, completou.


Além da CUT, participam da organização a Coordenadoria de Centrais Sindicais do Conesul, a Fenae e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Realizam o ato a Central Sindical das Américas (CSA), além das centrais argentinas CGT, CTA e CTA T, do Paraguai a CUT, CUT Autêntica e CNT, além da PIT-CNT do Uruguai. Do Brasil participam também a CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT. 

A CUT também apoiará outros atos que acontecem no Paraná neste 1º de maio. Em Curitiba, por exemplo, a manifestação começa com concentração às 14h na Praça Eufrásio Correia, no centro de Curitiba, próxima ao Shopping Estação. Uma caminhada está prevista com participantes da manifestação.




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


INSTITUCIONAL

SOBRE O SINDESC

GALERIA DE FOTOS

PLANO ODONTOLOGICO

SERVIÇOS

JURÍDICO

IMPRENSSA

BENEFÍCIOS

NOTICIAS

Noticias

Endereços

Sede

Av. Luiz Xavier, 68 Centro

Curitiba/PR CJ1521 - 15º

Colônia de Férias

Av. Sebastião Caboto, 10.276, Pontal do Paraná/PR

Horário de Atendimento
de Segunda à Sexta - Feira
Das 08:00 às 12:00 e das
13:00 às 16:00 Horas



 
Redes Sociais
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
bottom of page