top of page
  • Foto do escritorAlex Teleginski

Almoço festivo marca os 65 anos do SINDESC

Mais de seis décadas de muitas conquistas e na defesa da categoria da saúde


A direção do SINDESC organizou uma grandiosa festa no último dia 22 de outubro em comemoração aos 65 anos de existência da entidade. Tudo foi organizado com muito carinho e cuidado para os associados e seus familiares. Teve sorteio de prêmios, um delicioso almoço e também o sorteio das senhas para a marcação da casa de praia, evento este também tradicional que o sindicato realiza anualmente, possibilitando que os filiados possam usufruir da Colônia de Férias em Shangrilá-PR durante a temporada de verão.


Cerca de duas mil pessoas puderam prestigiar o evento realizado no Dom Antônio em Santa Felicidade, servidos da boa comida típica italiana da região mais gastronômica da cidade e muito vinho. Assim foi a singela comemoração dos 65 anos da entidade num sábado festivo e agradável para toda a família. A luta continua para obtermos sempre mais vitórias aos trabalhadores da saúde e muito a comemorar nos próximos anos.


De muito tempo até aqui:

Fundado em 1957, o SINDESC, Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região, atuava especificamente em Curitiba e a partir de 1987, estendeu sua atuação à região metropolitana e litoral. Com sua primeira sede no Edifício Tijucas, onde se situa até hoje.


No ano de 1989, todos que se mobilizaram com o SINDESC, conquistaram a jornada de trabalho para 36 horas semanais. Uma das manifestações que mais marcaram a história do sindicato foi a deflagração da greve de 14 de maio de 1990, na qual solicitavam reposição de perdas salariais e exigiam melhores condições de trabalho.

Em 1996, o SINDESC fundou o “Sindicato Móvel”, que visava ficar mais próximo aos trabalhadores visitando os hospitais, esclarecendo suas principais dúvidas e fazendo a distribuição dos jornais.


O SINDESC representa hoje mais de 20 mil empregados, sendo estes enfermeiros, auxiliares em geral e assistentes sociais, visando melhores salários e condições de trabalho, possibilitando ao trabalhador, voz ativa.


Uma das primeiras mulheres a ser presidente de um sindicato no Brasil, Isabel Cristina Gonçalves é a atual presidente do sindicato e junto com a união da categoria, luta por dignidade está a frente nas lutas nacionais pelos profissionais da saúde, é diretora da Confederação Nacional em Seguridade Social (CNTSS/CUT), diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), participa ativamente das discussões e lutas do Fórum Nacional da enfermagem, principalmente nas lutas pela aprovação do Piso Nacional da enfermagem e agora acompanhando as votações pelo projeto de fonte de custeio para o pagamento do piso aos trabalhadores em entidades particulares e filantrópicas que são representados pelo SINDESC em Curitiba e Região.


Há 65 anos o sindicato faz sua história baseado na defesa pelos diretos trabalhistas, nas lutas sociais e de políticas públicas, participa ativamente de campanhas a nível nacional em defesa do povo trabalhador, da saúde, da ciência e também da educação. Nossa luta é todos os dias nos tribunais, nas mesas de negociação, no Congresso, na Câmara, nas ruas e nos locais de trabalho sempre no enfrentamento em defesa da nossa classe.




193 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page