Para duvidas ou aderir ao plano de saúde o associado deverá ligar no número  (41) 3020-4900 ou pelo e-mail comercial@sampion.com.br e falar com um dos consultores da Sampion, empresa responsável pelo convênio.

7 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 31% dos homens não realizam acompanhamento de rotina e mais de 50% só procuram consulta médica quando apresentam sintomas avançados. Os dados atuais demonstram que eles morrem mais precocemente que as mulheres, devido à falta de cuidado com a saúde.

Novembro chegou e com ele as ações de prevenção ao câncer de próstata. Para ajudar na conscientização, nós reunimos 7 fatos sobre o assunto, que vão te ajudar a entender melhor as causas e os riscos dessa doença.

Confira!

Dados que chocam!
Por ano, são diagnosticados 70 mil novos casos, o que torna esse tipo de câncer o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Ao todo, mais de 14 mil mortes são registradas anualmente em decorrência da doença.

Função da próstata!
É uma glândula bem pequena, do tamanho de uma noz, presente somente no corpo do homem. Está localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, à frente do reto. A função da próstata é produzir parte do líquido que forma o esperma, ajudando a alimentar e proteger os espermatozoides.

Atenção para os fatores de risco!
Quem tem mais de 55 anos devem redobrar a atenção, pois os índices de ocorrência nessa faixa-etária são maiores. Os homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, também fazem parte do grupo de risco. O sobrepeso e obesidade também são fatores importantes, pois estudos recentes mostraram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

De olho na prevenção!
Existem alguns hábitos que podem ajudar a evitar o aparecimento da doença. Entre eles: investir em uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Fique atento aos sintomas!
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar, demora para começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Vou ficar impotente?
A medicina evoluiu e, atualmente, câncer de próstata não é sinônimo de impotência! Em alguns casos raros isso pode acontecer, mas há muito tempo isso não é mais uma regra e há tratamento para reverter a disfunção erétil, caso ela persista.

O diagnóstico!
O grande vilão do câncer de próstata é o preconceito. Muitos homens não vão ao médico por medo de ter que passar pelo exame do toque retal. Porém, o que nem todo mundo sabe é que não é sempre que esse exame é recomendado e a sua realização vai depender de uma avaliação médica ampliada de toda a sua condição de saúde.

#ficaadica
Agora, vamos te dar um conselho de ouro: você que é beneficiário Nossa Saúde, procure atendimento nos nossos NAIs, os Núcleos de Atenção Integrada. Lá, você será acompanhado por uma equipe multiprofissional, com concierge, enfermeiro e médico de família, que irão traçar seu plano de cuidados. O foco será o cuidado com a sua saúde e a prevenção de doenças. Portanto, quanto antes você iniciar o seu acompanhamento no seu NAI de referência, menor o risco de você desenvolver uma doença. Realizando esse acompanhamento, você estará mais seguro. Afinal, a qualquer sinal de algum risco, seu médico de família irá agir.

Ah! E se você ainda não é um cliente Nossa Saúde, solicite um contato de um consultor, pois os associados ao SINDESC, possui desconto em suas mensalidades e benefícios, como isenção de carências para consultas e isenção de taxa de adesão, válidas até 15/12/2021.

(41) 2105.1365 | (41) 9 9518.1645 e-mail: preverbeneficios@preverbeneficios.com.br
Link WhatsApp: https://wa.me/message/QXZ2OFL6FN6JG1 | @preverbeneficios

3