Saiba como funciona a aposentadoria especial para os profissionais da saúde

Ser um profissional da saúde é se empenhar para preservar vidas. Muitas vezes, para cumprir o seu dever, esse trabalhador coloca em risco a sua própria segurança.

Por conta disso, eles possuem o direito à aposentadoria especial, que é uma modalidade que contempla os trabalhadores que atuam sob condições de trabalho mais arriscadas, como o contato com agentes químicos e biológicos.

 

Quem são os profissionais contemplados com a aposentadoria especial?

Profissionais como assistentes sociais, auxiliares técnicos, coletores de lixo hospitalar, dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, trabalhadores em laboratórios, veterinários, profissionais de enfermagem e de outras áreas da saúde podem requerer a aposentadoria especial.

 

Como é feito o cálculo da aposentadoria especial?

Antes da Reforma da Previdência, bastava o profissional ter 25 anos de contribuição para poder requerer a sua aposentadoria especial, sem a necessidade de ter uma idade mínima. Com as mudanças feitas, o tempo mínimo permanece, mas exige-se a idade mínima de 60 anos.

Além disso, há o cálculo de transição. Quem já atuava em atividades especiais antes da reforma, mas não cumpriu com os 25 anos de contribuição, precisa alcançar 86 pontos por meio da soma da idade e do tempo como contribuinte.

O cálculo da aposentadoria especial para homens é de 60% da média salarial somada a 2% a cada ano que ultrapassar os 20 anos de contribuição. No caso das mulheres, é feito a mesma fórmula, só que com 15 anos.

Já o cálculo do valor da aposentadoria especial passa a ser de 60% da média de todos os salários mais 2% a cada ano que exceder 20 anos de contribuição para homens e 15 para mulheres.

 

Estabilidade

Na Convenção Coletiva de Trabalho do SINDESC, os trabalhadores da saúde que comprovarem estar a 36 meses de adquirem a aposentadoria integral e especial e que estiverem na mesma empresa por um período de 36 meses, terão seus empregos assegurados, exceto em casos de demissão comprovadamente por justa causa.

 

Conte com o SINDESC

O SINDESC disponibiliza a assessoria jurídica para que o trabalhador possa escolher a melhor opção para se aposentar. Nossa equipe é formada por profissionais altamente qualificados que auxiliam na indicação dos documentos necessários e no cálculo do tempo para os filiados poderem acessar seu direito. Envie um e-mail para sindesc@sindescsaude.com.br ou ligue para (41) 3222 8512.

SINDESC com você, na luta por seus direitos!

 

 

Fonte: Sindesc

Posts recentes