Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde de Curitiba e Região.

o

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região, SINDESC, com sua sede em Curitiba-PR, é uma associação de defesa dos trabalhadores da área da saúde em empresas filantrópicas e particulares na capital e região. Visando sempre melhores condições de trabalho, possibilitando ao empregado voz ativa, o SINDESC e a categoria lutam por dignidade e respeito por sua profissão.

Existente há mais de 50 anos, hoje conta com uma diretoria comprometida com os trabalhadores e uma equipe contratada de profissionais qualificados.

A entidade mantém serviços de orientação sobre os direitos trabalhistas, contando com um departamento jurídico para defender os interesses dos trabalhadores da saúde.

Se você tem alguma dúvida sobre seus direitos trabalhistas, antes de recorrer à Justiça do Trabalho, procure a sua entidade sindical.

Todo trabalhador tem direito a se juntar com outros trabalhadores, para unidos em sua categoria, ter a força para negociar com o patrão. Filiado você fortalece a categoria, aproveita os convênios que o sindicato faz, especialmente para melhorar sua vida.

Na hora de reivindicar seus direitos e de fazer a sua defesa, você pode contar com o peso da categoria, brigando por você, pois a união faz a força.

Mapa Sindesc

História do SINDESC

Fundado em 1957, o SINDESC, Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região, atuava especificamente em Curitiba e foi dirigido por interventores militares por muitos anos e somente em 1987 foi eleita uma diretoria comprometida com os trabalhadores, foi quando estendeu sua atuação à região metropolitana e litoral. Com sua primeira sede no Edifício Tijucas, onde se situa até hoje, foram várias conquistas e realizações para os profissionais da saúde..

No ano de 1989, todos que se mobilizaram com o SINDESC, conquistaram a jornada de trabalho para 36 horas semanais. Uma das manifestações que mais marcaram a história do sindicato, foi a greve de 14 de maio de 1990, na qual solicitavam reposição de perdas salariais e exigiam melhores condições de trabalho. Em 1996 o Sindesc fundou o “Sindicato Móvel”, que visava ficar mais próximo aos trabalhadores visitando os hospitais, esclarecendo suas principais dúvidas e fazendo a distribuição dos jornais.

O Sindicato é um instrumento de luta dos trabalhadores com o objetivo de conquistar melhores salários, condições de trabalho, respeito e dignidade ao trabalhador e combater toda forma de opressão, possibilitando ao empregado, voz ativa e ter seus direitos defendidos. Uma das primeiras mulheres a ser presidente de um sindicato no Brasil, Isabel Cristina é a atual presidente do SINDESC e conta com a força unida da categoria, para construir as lutas necessárias em defesa dos trabalhadores da saúde.