É seu direito #1 – Saiba como acessar o extrato do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi criado para proteger o trabalhador que perde o seu emprego sem justa causa. Na prático funciona como uma poupança, onde o empregador deposita mensalmente uma parte do salário bruto do trabalhador.

Por mais que seja um direito fundamental, muitos empregadores não orientam seus funcionários para que possam saber sobre como consultar o extrato e nem verificar se os valores estão certos.

Muitas empresas não fazem o depósito corretamente, por negligência ou por alguma falha operacional e, quando isso ocorre, quem fica no prejuízo são os trabalhadores.

Por isso, o SINDESC vem orientar sobre os passos para você acessar o seu FGTS.

O prazo prescricional para cobrança de valores não depositados (ou seja, o prazo para você buscar esse direito na Justiça) mudou de 30 para 5 anos. Portanto, você deve ficar bem atento para não perder aquilo que é seu.

 

Como acessar o FGTS?

  • App FGTS Trabalhador: pode ser baixado via Google Play, permite a consulta do extrato em sua conta de FGTS. Além disso, nele é possível fazer a atualização do seu endereço e visualizar os locais de atendimento próximos a você;
  • Via mensagem pelo celular: por meio do cadastro do seu PIS/PASEP e utilizando a Senha Cidadão ou a Senha Internet (http://bit.ly/cadastrar-sms), você pode receber torpedos SMS que informam quando o depósito é realizado;
  • Via Correios: realizando a atualização ou alteração de seu endereço no site da Caixa Econômica Federal (http://bit.ly/atualizar-endereco), você recebe o extrato FGTS regularmente via envio postal pelos Correios.

 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o SINDESC por meio de nossa assessoria jurídica. Envie um e-mail para sindesc@sindescsaude.com.br ou ligue para (41) 3222-8512 e agende uma reunião.

SINDESC com você, na luta por seus direitos!

 

Fonte: Sindesc

Posts recentes